clínica de Recuperação clínica de Recuperação clínica de Recuperação
X
Preencha os campos a seguir que nossos especialistas entrarão em contato com você!

name="frmForm">

BLOG

Confira Aqui as Nossas Últimas Postagens



Entenda o comportamentos compulsivos
27.11.2017
12
140
Entenda o comportamentos compulsivos

Muita gente imagina que os comportamentos compulsivos estão apenas associados a drogas como álcool, maconha, cocaína e nicotina, por exemplo. De fato, dependentes de droga manifestam esse tipo de comportamento, mas a compulsão não está relacionada exclusivamente com o uso de substâncias químicas. Pode estar ligada a outras situações que provocam prazer, como fazer compras ou passar horas em frente do computador.

Estudo revela que metade dos dependentes químicos apresenta doenças psíquicas
21.10.2017
12
140
Estudo revela que metade dos dependentes químicos apresenta doenças psíquicas

Um estudo feito pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo revelou que metade dos dependentes químicos tem doenças psíquicas associadas. A pesquisa avaliou o perfil de 1,3 mil dependentes de álcool e drogas tratados nos últimos três anos na unidade estadual de álcool e drogas do Hospital Lacan, em São Bernardo, região metropolitana de SP, e mostrou que 51% apresentavam doenças como depressãotranstorno bipolar e transtorno obsessivo-compulsivo.

Alzheimer Sintomas, Causas e Tratamento
21.08.2017
12
140
Alzheimer Sintomas, Causas e Tratamento

A Alzheimer é um transtorno psiquiátrico complexo caracterizado por uma alteração cerebral que dificulta o correto julgamento sobre a realidade, a produção de pensamentos simbólicos e abstratos e a elaboração de respostas emocionais complexas.


Sintomas de Depressão
14.08.2017
12
140
Sintomas de Depressão

Depressão não é tristeza. É uma doença que precisa de tratamento. Cerca de 18% das pessoas vão apresentar depressão em algum período da vida. Quando o quadro se instala, se não for tratado convenientemente, costuma levar vários meses para desaparecer. Depressão é também uma doença recorrente.


Beber não ajuda a esquecer problemas e reforça lembrança ruim, diz estudo
19.07.2017
12
140
Beber não ajuda a esquecer problemas e reforça lembrança ruim, diz estudo

Quem acredita no ditado "beber para esquecer" pode ficar decepcionado com os resultados de um estudo publicado este mês na revista "Translational Psychiatry". Segundo pesquisadores da Universidade Johns Hopkins (EUA), o consumo de álcool não só não ameniza ou acaba com as memórias ruins, como as reforça no cérebro.

10 de outubro: Dia mundial da Saúde Mental
03.10.2016
12
140
10 de outubro: Dia mundial da Saúde Mental

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Saúde Mental vai além da ausência de doenças psicossomáticas e se caracteriza por um bem-estar em que o indivíduo reconhece suas capacidades e limitações e consegue perceber o seu papel social, tornando-se agente de sua própria história.

Apesar do dia 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental, merecer comemorações devido aos inúmeros avanços que o campo tem alcançado, é necessário que a data sirva como um momento para reflexões sobre os problemas que ainda se fazem presentes na realidade do diagnóstico e tratamento de transtornos mentais e para fomentar o desenvolvimento de ações voltadas ao tema.

O que é ArteTerapia?
03.10.2016
7
87
O que é ArteTerapia?

Como o próprio nome sugere, tais atividades utilizam instrumentos artísticos diversificados como ferramenta, não necessitando que o paciente precise possuir habilidades ou hábitos artísticos anteriores.

O paciente poderá expressar de maneira pluridimensional suas emoções e sentimentos latentes a partir de atividades como pinturas, músicas, desenhos, artes cênicas, dentre outros. Tais técnicas aliadas ao contexto psicoterapêutico tem por finalidade proporcionar ao paciente a possibilidade de desbravar sua subjetividade e refletir acerca de suas emoções e conflitos, expondo de modo particular sua visão de mundo de acordo com suas contingências e modo de atuação no meio ambiente.



Sensação de abandono afetivo: A queixa contemporânea
03.10.2016
12
140
Sensação de abandono afetivo: A queixa contemporânea

A intervenção psicoterápica clínica e psicossocial atua como um dos mediadores sócio culturais no contexto de sensação de abandono afetivo, e esta é uma das propostas da psicologia sistêmica na contemporaneidade, como forma de atenuar a dor emocional que pessoas ou grupos enfrentam quando se percebem ou se identificam, nesta condição.

O recorte sócio cronológico aqui utilizado é o contexto do pós guerras mundiais no século XX, fato que alterou o funcionamento sócio político da sociedade ocidental, nos três pilares antropológicos de funcionalidade humana: Família, Educação e Espiritualidade, afetando-os em ângulos e intensidades diferenciadas, de acordo com a cultura vigente em cada grupo ou população específica...


ADOLESCÊNCIA E DROGAS: A ESCUTA DOS DEPENDENTES
03.10.2016
7
87
ADOLESCÊNCIA E DROGAS: A ESCUTA DOS DEPENDENTES

A adolescência constitui uma etapa da existência humana que se reveste de extrema relevância, já que nela ocorrem significativas mudanças biopsicossociais que exigem adaptações e reorganizações em múltiplos aspectos (MUUSS, 1963; ERIKSON, 1976b; TOSCANO JR, 2001). Tais aspectos motivam uma crescente preocupação por parte de especialistas, governos e sociedades sobre o uso de drogas pelos jovens, pois, além do risco de dependência, essa prática propicia a aproximação com grupos marginais (TOSCANO JR, 2001).

Há pesquisadores que julgam temerárias as ponderações que caminham neste sentido, pois elas podem dissimular preconceitos e estigmatizações (CARLINI-COTRIM, 2001). Todavia, apesar deste e de outros perigos, não conseguimos resistir ao fascínio de aproximar estes dois universos.