clínica de Recuperação clínica de Recuperação clínica de Recuperação
X
Preencha os campos a seguir que nossos especialistas entrarão em contato com você!

name="frmForm">

Tratamento de Transtorno do Estresse Pós-traumático

O Melhor tratamento, desenvolvido exclusivamente para atender quem sofre com o Transtorno do Estresse Pós-traumático

Tratamento de Transtorno do Estresse Pós-traumático
Tratamentos
 
 
Transtorno do Estresse Pós-traumático

O transtorno do estresse Pós-traumático (TEPT) é um distúrbio da ansiedade caracterizado por um conjunto de sinais e sintomas físicos, psíquicos e emocionais em decorrência de o portador ter sido vítima ou testemunha de atos violentos ou de situações traumáticas que, em geral, representaram ameaça à sua vida ou à vida de terceiros. Quando se recorda do fato, ele revive o episódio, como se estivesse ocorrendo naquele momento e com a mesma sensação de dor e sofrimento que o agente estressor provocou. Essa recordação, conhecida como revivescência, desencadeia alterações neurofisiológicas e mentais.

O que caracteriza esse transtorno são sintomas ansiosos após evento estressor traumático, algo ameaçador que envolva morte ou ferimento e que pode ferir a integridade física.

Sintomas

Os sintomas podem manifestar-se em qualquer faixa de idade e levar meses ou anos para aparecer. Eles costumam ser agrupados em três categorias:

a) Reexperiência traumática: pensamentos recorrentes e intrusivos que remetem à lembrança do trauma, flashbacks, pesadelos;

b) Esquiva e isolamento social:  a pessoa foge de situações, contatos e atividades que possam reavivar as lembranças dolorosas do trauma;

c) Hiperexcitabilidade psíquica e  psicomotora: taquicardia, sudorese, tonturas, dor de cabeça, distúrbios do sono, dificuldade de concentração, irritabilidade, hipervigilância.

É comum o paciente desenvolver comorbidades associadas ao TEPT.

Diagnóstico


O DSM-IV (Manual de Diagnóstico dos Distúrbios Mentais) e o CID-10 (Classificação Internacional das Doenças) estabeleceram os Critérios para o diagnóstico do transtorno do estresse Pós-traumático.

O primeiro requisito é identificar o evento traumático (agente estressor), que tenha representado ameaça à vida do portador do distúrbio ou de uma pessoa querida e perante o qual se sentiu impotente para esboçar qualquer reação. Os outros levam em conta os sintomas característicos do TEPT.

Tratamento

São opções de tratamento a terapia Cognitivo-Comportamental e a indicação de medicamentos ansiolíticos, quando necessários.